Últimas Notícias

CULTURAL

Terremotos ou abalos sísmicos em Piracuruca

Em 1808 ocorreu no Piauí um terremoto que tivera origem no Rio Grande do Norte, teve tal intensidade que chegou a ser percebido em Piracuruca.


Formação de areia, próximo ao Bairro Esplanada, 2013

No dia 16 de março de 2008, sábado por volta de 23 horas, ocorreu outro abalo sísmico em Piracuruca, motivado por falhas geológicas. Com 3,5 pontos na escala Richter e teve duração de cerca de 3 segundos. Seu epicentro foi na cidade cearense de Sobral e onde pôde ser sentido em outras cidades circunvizinhas a Piracuruca o que causou bastante medo em diversas pessoas, porém sem maiores danos psicológicos. Muitas casas tiveram suas estruturas afetadas pelo abalo e como era noite, várias pessoas dormiam naquele momento. Só quem presenciou o fenômeno pode falar da forte sensação que aconteceu naquele instante do abalo. Dias antes porem um pouco mais fraco sentiu-se um abalo em proporções menores que este.

Monumento de Pedra na localidade Saco Monte belo,zona rural, foto:márcio Gomes, 2007

Monumento natural de rochas sedimentares e pinturas rupestres na Fazenda lagoa de cima na localidade Tabuleiro dos Gomes em Piracuruca-PI(foto: piracuruca.com)

Ponte sobre o Rio Jacareí, 2011



A relógio da torre da igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo
Foto: 1937 sem o relógio

Foto 1946 com o relógio

O relógio da torre direita da igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo foi instalado em 08 de julho de 1946 por João Batista de Oliveira e Osvaldo Frazão, que na época foi um grande acontecimento na cidade. O relógio é de origem Suiça, onde todo o sistema funciona movido à cordas com uma manivela na parte funcional do mesmo. Seus números ainda conservam sua descrição em algarismo romano, de meia em meia hora dar-se soam-se o sino que de acordo com os badalos saibamos as horas.





----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pinturas rupestre no Olho d´ água




Fotos: Índio Apache



A LENDÁRIA CASA DE PEDRA DOS ESCRAVOS


A casa de pedra dos escravos fica próximo ao morro do bom gosto, ao lado do parque Nacional de Sete Cidades(Piracuruca) é uma construção feita quase que completa de pedras. Essa casa envolve lendas e histórias; uma delas é que a casa teria sido construída por escravos por volta do ano de 1733. Nela seus moradores guardavam utensílios, roupas e queijos nos buracos das paredes.


O chifre de gado é usado para pendurar arreios e gibão. Um dos quartos era uma espécie de senzala que até pouco tempo era possível ver marcas de correntes onde os escravos eram amarados.






Fotos: Índio Apache




Enchentes do Rio Piracuruca

O Rio Piracuruca teve várias cheias durante a estação chuvosa popularmente chamada por todos os nordestinos de "inverno". As mais recentes ocorreram em 1985 (antes da barragem), 2004 e a última em 2009 onde foi registrado com nossas imagens vários pontos da cidade inundado pelas águas do Rio Piracuruca. Na cidade foi decretado estado de emergência pela defesa civil, sendo que muitas famílias ribeirinhas ficaram sem suas residências.
Ponte Metálica, 2009

Espaço Jovem, 2009

Complexo Prainha, enchente em fevereiro de 2009

Praça dos piriquitos (caminho da estação do trem) 2009

Em frente ao Grêmio Recreativo Piracuruquense, 2009